Oxente Rails – Dia 1

Eu vinha notando que há alguns meses atrás uma comunidade Ruby on Rails aqui em Natal estava ganhando força. Minhas suspeitas se confirmaram: o Oxente Rails, um excelente evento sobre o framework do momento Ruby on Rails, foi realizado no IFRN – antigo CEFET – neste último fim de semana, dias 07 e 08 de agosto. Não lembro agora como soube do evento, mas entrei no site e me surpreendi tanto com as empresas que estavam apoiando quanto com a lista de palestrantes, que incluía nomes como Yehuda Katz, Fábio Akita, Marcos Tapajós e Carlos Brando.

De cara percebi que o evento seria muito bom, e como pra mim sempre foi muito difícil ir a eventos como o Rails Summit, então concluí que não poderia deixar de presenciar este.

Uma coisa que me deu má impressão no início foi durante a inscrição. Quando imprimi o boleto via PagSeguro e efetuei o pagamento, fiquei aguardando um e-mail de confirmação de inscrição que só veio na véspera do evento. Mas sem problema, preenchi o formulário de contato do site e não demorou para o Elomar França – um dos organizadores – me responder via e-mail que bastaria eu comparecer no dia do evento para credenciamento.

Palestras – 1ª etapa

Passado algum tempo, chegou o primeiro dia. Recebimento de crachá, materiais, realização de boas vindas… E então começou a primeira palestra, ministrada pelo renomado evangelista Rails Fábio Akita. Uma apresentação excelente, dinâmica e com bastante informação sobre o mundo Rails, tanto que é provável que algumas pessoas não tenham assimilado tanta informação em tão pouco tempo – eu fui uma delas.

Então começou a segunda palestra, uma interessantíssima e irreverente apresentação feira pelo railer e aspirante a mágico Carlos Brando. Ele palestrou sobre Ruby e a mágica por trás da metaprogramação. Infelizmente quem não tinha um pouco de noção da linguagem acabou voando. Depois tivemos um pouco de BDD na prática através da apresentação do instrutor da Caleum Cauê Guerra – inclusive vi um tweet do Fábio Kung dizendo que ele fez aniversário esse fim de semana, parabéns!

Palestras – 2ª etapa

Pausa para o almoço, com direito a suco e sanduíches. O sono típico de início de tarde provocado pelo bucho cheio prejudicou minha atenção na palestra seguinte: Juarez Filho falou sobre design de interfaces, mas não assimilei absolutamente nada. Depois fomos apresentados pelo professor do IFPI Régis Pires ao Easy Rails, que consiste em uma forma interessante e fácil de usar o Rails em ambientes Windows e Linux.

Então tivemos a primeira grande surpresa do evento: a palestra de desenvolvimento ágil, que seria apresentada no dia seguinte, foi antecipada. Ministrada por Marcos Tapajós e Sylvestre Mergulhão, foi a primeira “pair presentation” que vi. Tive oportunidade de tirar duas dúvidas sobre a adoção de métodos ágeis no lugar onde trabalho com esses monstros da agilidade. Muito obrigado aos palestrantes pelas respostas.

A palestra final era uma das que eu mais esperava: Rails 3, por nada mais nada menos que um dos membros do time de desenvolvimento, Yehuda Katz. Infelizmente, não consegui acompanhar pois não entendo muito inglês de ouvido – apesar de ler fluentemente – e não consegui acompanhar a tradução simultânea. Que pena.

Houve então a seção de desconferência, onde alguns participantes tiveram oportunidade de palestrar sobre temas específicos. E assim encerrou-se o primeiro dia, que esticou para um “hora extra” no bar da Saideira. Eu tive que ir à aula e infelizmente não pude comparecer; hoje estou muito arrependido, pois perdi a oportunidade de conhecer gente nova e engajada na área.

Ao final eu estava em êxtase. O primeiro dia foi, para mim e para muitos, mais do que o esperado. Mas o segundo dia ainda seria melhor… Aguardem resenha em breve! Até mais.

Anúncios
Oxente Rails – Dia 1

3 comentários sobre “Oxente Rails – Dia 1

  1. Opa Tarso, realmente o evento superou todas expectativas. É uma pena que você não conseguiu assimilar minha palestra sobre Design de Interfaces, mas espero que você assista o vídeo que será disponibilizado e me envie um feedback do que achou. =D
    Ano que vem com certeza estarei de volta ao Oxente Rails com muitas novidades.
    Abraços @juarezpaf

    1. tnaires disse:

      Olá Juarez, obrigado por comentar. Eu peço desculpas por minha falha como espectador hehe, o problema realmente foi comigo porque fiquei com bastante sono após o almoço e não consegui me concentrar. Certamente que assistirei o vídeo, e esperamos você novamente no próximo ano! Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s