OO em Delphi

A linguagem Delphi (a linguagem, não a ferramenta) tem muitos recursos interessantes, dentre eles total suporte à orientação a objetos. Porém, muitos programadores Delphi não os utilizam por desconhecimento. Percebo que o ensino em Delphi nas faculdades e cursos técnicos sempre foi bastante alienante, com foco na ferramenta, e não na linguagem.

Desde cedo somos habituados a arrastar componentes e programar eventos, sem sequer olharmos o código que a ferramenta gera, tampouco entendê-lo. E o pior é que isso é suficiente para programarmos sistemas completos na plataforma – não necessariamente com qualidade, claro. O resultado, muitas vezes, é um software difícil de manter, com mistura de código que trata de lógica de apresentação, negócios e persistência.

A partir de agora, pretendo escrever neste blog uma série de artigos ilustrando os recursos OO que a linguagem Delphi oferece, traçando um paralelo com outras linguagens (principalmente Java, mas quando conveniente, Ruby ou JavaScript). Não há um roteiro de publicação definido; os temas serão avulsos, abrangendo as mais variadas características de uma boa linguagem OO, como encapsulamento, polimorfismo, padrões de projeto, etc.

Para você que sempre programou em Delphi de maneira tradicional, esses conceitos poderão ser úteis para abrir sua mente, assim como abriram a minha.

Anúncios
OO em Delphi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s