Desenvolvimento ágil DE VERDADE com Grails

Groovy é uma linguagem de programação orientada a objetos desenvolvida para a plataforma Java, que possui recursos de Python, Ruby e Smalltalk. Está em processo de padronização através da JSR 241.

Grails, abreviação de Groovy on Rails, é um framework para desenvolvimento web com a linguagem Groovy que traz as características do Ruby on Rails para a plataforma (e não a linguagem) Java. Sua intenção é fornecer alta produtividade se baseando no paradigma “coding by convention”, escondendo muitos detalhes de implementação do desenvolvedor.

Baixei, instalei e fiz testes com o Grails, e fiquei surpreso com a produtividade do bichinho. O desenvolvedor fica realmente livre para se preocupar com aquilo que a aplicação possui de maior importância: regras de negócio. Eu poderia escrever um artigo ou um “Hello World with Grails” para este blog, mas vou simplesmente passar um link para um livro com cerca de 100 páginas – e gratuito – que é bastante agradável de ler. Ele introduz as características do framework aos poucos.

Observação: É preciso se registrar no site para obter o livro.

É… A comunidade Java há muito já se rendeu ao Python e ao Ruby, e está percebendo que há maneiras MUITO mais simples de construir coisas simples.

Anúncios
Desenvolvimento ágil DE VERDADE com Grails

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s