O pacote java.io e o padrão Decorator

Ninguém discorda que aprender padrões de projeto é fundamental para ser um bom desenvolvedor. À medida que conhecemos programação orientada a objetos, percebemos o quanto é importante dominarmos bem esse assunto. Acredito que todos começam a estudar da mesma forma: pegando um livro com os padrões catalogados e tentando entendê-los, um a um.

A literatura de referência é o livro da Gangue dos Quatro. Não sei se todos concordarão comigo, mas achei o texto um pouco complicado para iniciantes. Li, reli e re-reli vários padrões, e quando não ficava sem entender BULHUFAS, acabava mais confuso do que antes de iniciar a leitura… A experiência continuou se repetindo para vários outros textos, até que conheci o livro da série Head First.

De cara, achei a leitura bastante agradável! Comecei estudando um dos vários padrões que não tinha conseguido entender: o Decorator. O capítulo que trata desse padrão aborda um exemplo de modelagem, enumera seus problemas, e propõe a utilização do Decorator para contorná-los. Finalmente, expõe um caso de utilização desse padrão na API da linguagem Java: as classes do pacote java.io.

Se você já tentou estudar entrada/saída com Java, provavelmente achou a implementação muuuuuito complicada, com todas aquelas classes que pareciam não ter responsabilidades bem definidas. Recomendo fortemente que você abra o capítulo 3 do livro de Design Patterns da série Head First. Uma vez entendido o padrão do qual trata esse capítulo, você nunca mais olhará o pacote java.io com os mesmos olhos, garanto!

Clique aqui para visualizar um diagrama que ilustra a utilização do padrão Decorator na API de entrada/saída da linguagem Java.

Anúncios
O pacote java.io e o padrão Decorator

3 comentários sobre “O pacote java.io e o padrão Decorator

  1. ei tarso, puts… achei massa o blog cara!
    tou lendo os textos só agora.. mais já me interessei pelo assunto 😀
    vlw cara.

    sim…. i baixa o netbeans ehehhe que ele comanda muito! ehehhe
    flws

  2. Pow Tarso, o texto tá muito legal, mas quando eu achei que você fosse explicar o decorator com base no java.io você deixou o trabalho pro leitor. O texto tá muito bom mas eu queria entender o decorator melhor também, achei que fosse agora 😛
    Explicae galático!

  3. tnaires disse:

    Beleza Fenrrir! Depois que você falou, percebi que realmente o título do texto não faz jus ao seu conteúdo. Aguarde alguns dias e você verá um post detalhando esse assunto.

    Até mais! 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s